Porquê a Via Anterior?

Prótese da Anca

A  Abordagem Anterior Direta (ADD) é uma abordagem minimamente invasiva na cirurgia da prótese da anca. É uma técnica cirúrgica que preserva os músculos e facilita a mobilização e uma reabilitação mais rápida.

Na Abordagem Anterior Direta, o cirurgião faz a incisão na frente da articulação da anca (via anterior), permitindo aceder à articulação sem cortar nenhum músculo.

O tempo de internamento é menor e a reabilitação é mais rápida

  • Menor dor no pós-operatório
  • Recuperação mais rápida. Começa a caminhar, subir e descer escadas nas primeiras 24 horas.
  • Regresso mais rápido às atividades diárias
  • Menor tempo de Internamento no Hospital (1 – 3 dias)
  • Sem limitações de movimentos. Não é necessário elevadores de sanita. Pode dormir sobre o membro operado. Pode cruzar a perna
  • Cicatriz mais estética
  • Tempo de reabilitação reduzido significativamente

Na Abordagem Anterior Direta, é feita uma pequena incisão na frente da articulação da anca (via anterior), permitindo o acesso à articulação afastando sem cortar nenhum músculo.

Preservar o envelope muscular ao redor da articulação reduz a dor pós-operatória e facilita a mobilização precoce. Como todas as estruturas posteriores estão preservadas e intactas, o risco de luxação posterior da anca é minimizado.

Em determinados pacientes, para fechar a incisão cirúrgica, é usado um adesivo médico, penso Dermabond@, para colar os lados da incisão.

Procuramos um comprimento da incisão curto, entre 8 e 10 cm (cirurgia mini-invasiva). O comprimento desta incisão é variável, devendo ter o tamanho “necessário” para o procedimento, podendo ser aumentado em casos complexos ou eventual complicação. A incisão é realizada na parte da frente, perto da virilha. Este tipo de incisão é chamada “incisão tipo bikini”

Incisão Artroplastia da Anca