História

A nossa história. Quem somos e porque somos.

História
História

Contada pelo Dr. Jorge Cruz de Melo

Vou contar a história na primeira pessoa, mas esta é uma história de pessoas, de muitas pessoas, toda a nossa equipa e os nossos pacientes.

1º logo da Unidade da Anca

A Porto Hip Unit – Unidade da Anca, hoje uma referência no estudo e tratamento da patologia da anca, tem referências, uma história, crescimento e afirmação.

Desde 1998:

No entanto a sua fase embrionária iniciou-se no ano de 1998. Tivemos  a oportunidade  e  o previlégio de pertencer a uma jovem equipa de Ortopedistas, chefiada por outro jovem, Prof Espregueira Mendes, que abriram um novo Hospital, o Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, com um novo modelo de gestão e de organização. Uma novidade em Portugal.

Inovadores na criação de um Serviço de Ortopedia com Unidades Funcionais dedicadas às várias regiões anatómicas, de forma a aumentarmos a diferenciação dos profissionais, a formação dos nossos ortopedistas  e a melhorar os cuidados prestados aos nossos pacientes.

Cruz de Melo – Manuel Padin

Nesta organização em Unidades Funcionais,  fui responsável, com a ajuda do Dr Silvio Dias, pela Unidade da Anca do Hospital de São Sebastião. Criamos a nossa equipa e procuramos desde esta época criar  conhecimento e prática clinica de acordo com o que de mais diferenciado se fazia nesta área anatómica. Assim iniciamos a nossa  diferenciação criando a Unidade da Anca. Naturalmente estendeu-se à nossa pratica privada.

Acompanhamos as tendências das técnicas mini invasivas em Prótese Total da Anca,  desde 2003, implantamos o Programa de Fast Track Surgery (nessa altura chamávamos de PQA – Programa de Qualidade em Artroplastia) com o intuito de optimizar o processo de tratamento e recuperação dos nossos pacientes.

Por esta época acompanhamos também a tendência para novas soluções, na qual realçamos a prótese da anca de ressurfacing, a qual realizado durante cerca de 7 anos.

Em 2008, ao participar em Paris no 1º congresso da ISHA ( International Society for Hip Arthroscopy),  percebemos a importância  do reconhecimento de algumas novas patologias e do seu tratamento artroscópico. A consequência foi um entusiasmo crescente para perceber, conhecer e tratar estas novas patologias e se possível por artroscopia da anca.

Virados para o futuro e para a diferenciação, iniciamos a implantação destes novos tratamentos  por videoscopia ( artroscopia)

Percorremos um longo e difícil caminho, na formação, treino e melhoria de capacidade de execução das técnicas artroscopicas. No ano de 2012 tivemos a  oportunidade de visitar dois excelentes artroscopistas, Philipp Laude em Paris e Eric Margalet em Barcelona, que nos ajudaram a dar o ultimo salto qualitativo na artroscopia da anca.

Tinhamos crescido muito na diferenciação e qualidade. Tinhamos reconhecimento. 

As equipas são variadas e multidisciplinares, e neste contexto o Enf. Manuel Padin, o nosso Coordenador, tem um papel enorme na afirmação da unidade, pela sua paixão, pelo seu entusiasmo, sempre nos desafiava com o que encontrava de novo, fossem patologias, técnicas, materiais cirúrgicos. Em consequência deste seu interesse e entusiasmo um dia confrontou-nos com a necessidade de divulgação, de nos darmos a conhecer. Fundamos a nossa marca – Porto Hip Unit – Unidade da Anca –  a nossa pagina da Net, no ano de 2012.

Festa Fim Internato Dr. Fernando Leal

Nesta época o Dr Fernando  Leal, estava a fazer a usa diferenciação na Especialidade de Ortopedia e desde  muito cedo mostrou uma curiosidade e entusiasmo enorme para o que fazia-mos nesta área anatómia. Cresceu como Ortopedista, mas acima de tudo, sempre com um entusiasmo  e uma  vontade de aprender e fazer mais e melhor, que acrescentaram  mais  valor à  nossa Equipa, a Porto Hip Unit – Unidade da Anca, da qual passa a fazer parte como elemento activo extremamente dinâmico e entusiasta.

Em 2013, resultado da nossa afirmação e diferenciação  a Porto-Hip Unit – Unidade da Anca foi convidada, perla Jonhson & Jonhson,  para organizar,  realizar e participar num curso em cadáver de sobre artroplastia da anca. 

Este Curso foi realizado no CACE ( Centro de Anatomia e Cirurgia Experimental), no Hospital Fernando Pessoa.

Neste curso, tivemos oportunidade de conhecer Kristoff Corten e a técnica que este realizava – Artroplastias Total da Anca por Abordagem Anterior Direta. Além da discussão teórica, da parte prática em cadáver, fizemos um cirurgia ao vivo na qual participei e sobretudo segui o pós operatório do paciente. Esta experiência criou em nós uma enorme vontade de reproduzir e conseguir os resultados que partilhamos e que confirmamos.

Iniciamos neste ano o nosso percurso na Abordagem Anterior Direta em Artroplastia Total da Anca.

Curso no CACE – Centro de Anatomia

Com este Curso, aconteceu o 1º Porto Hip Meeting, em 2013, evento que se mantém de dois em dois anos, com uma dimensão e um prestígio crescentes, sendo hoje um dos mais importantes eventos da anca em Portugal.

Surge também o convite para a Porto Hip Unit – Unidade da Anca se associar à Universidade/Hospital Fernando Pessoa sendo desde esta época Responsáveis pelo CACE ( Centro de Anatomia e Cirurgia Experimental), procurando tornar este espaço uma referencia na formação cirúrgica, com os múltiplos cursos em cadáver  que aqui se têm realizado.

Temos como lema na equipa aprender, ensinar e partilhar conhecimentos e experiencias, dedicando uma parte do nosso tempo ao ensino e aprendizagem. Surgiu assim a Jacompor Association for Development and Education in Orthopedics and Sports Medicine.

Realizamos na àrea formativa o Porto Hip Meeting de 2 em 2 anos, cursos práticos  de artroscopia da anca e artroplastia da anca, programas surgeon-to-surgeon em que visitamos e recebemos cirurgiões, e temos um programa para fellows em formação, nacionais e internacionais, que ficam no nossa unidade 1 a 3 meses do seu tempo formativo. Este programa tem reconhecimento pela Ordem dos Médicos, no Hospital Luz Arrabida, no âmbito de formação de Internos de Ortopedia.

Hoje somos uma equipa alargada, com  muitos e variados elementos, aos quais reconheço e agradeço a importância do seu trabalho. Só a ajuda e complementaridade ente todos permite maximizar e optimizar os nossos resultados e conseguir o melhor para os nossos pacientes.

Merecemos hoje, como Equipa,  reconhecimento Nacional e Internacional o que muito nos honra.

Dr. Jorge Cruz de Melo

Diretor da Unidade da Anca

Novo logo da Unidade da Anca