Artrose da anca

Rx de paciente com Artrose da Anca (Coxartrose)

A artrose da anca é uma degeneração com desgaste da articulação da anca, com perda de cartilagem e deformação progressiva da articulação, podendo causar dor, rigidez e limitação de movimento, sofrimento este crescente e com perda progressiva de qualidade de vida. É mais comum em pessoas mais idosas, mas pode ocorrer em qualquer idade.

Algumas causas incluem traumas repetitivos, sobrecarga excessiva na articulação, condições hereditárias e outras doenças que afetam a articulação da anca (conflito femoroacetabular; doença displasia da anca, necrose avascular da cabeça do fémur, reumatismo, etc.), Pode também ser secundaria a fraturas da anca.

O tratamento inicia-se com medidas conservadoras, pode incluir mudanças no estilo de vida, como perda de peso e exercícios de fortalecimento muscular, alívio da dor com medicamentos, infiltrações e fisioterapia.

Em casos graves, e quando os tratamentos conservadores não são suficientes, a cirurgia pode estar indicada, sendo o tratamento habitual a realização de uma artroplastia total da anca (prótese da anca). Hoje, este é um dos procedimentos ortopédicos com maior sucesso e ganho de qualidade de vida dos nossos pacientes.
Com muita frequência são atingidas as duas ancas, muitas vezes em simultâneo. Nestes casos, quando a indicação cirúrgica é colocada, a cirurgia pode ser realizada num só tempo (artroplastia da anca, bilateral em simultâneo) ou em dois tempos diferentes (duas cirurgias e dois processos de reabilitação).
É importante discutir com o seu médico a condição clínica e determinar o melhor plano de tratamento para o seu caso. O momento para a cirurgia é determinado pelo paciente.

O exceso de peso aumenta a probabilidade de osteoartrose. A prática regular de uma atividade fisica previne o aumento de peso, estimula e beneficia a cartilagem e combate a perda de massa muscular. Ir para as suas atividades a pe é uma boa forma de fazer exercício. Tente fazer uma caminhada diaria.

Recomendamos fazer uma caminhada de pelo menos 30 minutos todos os dias. Se não tiver tempo, pode partir esses 30 minutos em 2 sessões de 10 minutos.

São particularmente recomendados exercícios na piscina (natação, hidroginástica) bem como exercícios que fortaleçam as articulações.

Caminhar é uma atividade física fácil de praticar diariamente no entanto muitas outras atividades, quando praticadas regularmente, podem ajudar a manter a forma.

Se conseguir, suba as escadas em vez de utilizar o elevador, faça alguma ginástica em casa ou no ginásio. Ande de bicicleta. Trabalho domestico e jardinagem também são actividades que podem ser praticadas diariamente. Evite no entanto carregar pesos, grandes caminhadas ou manter-se de pé por periodos muito prolongados.

Ideias para nos manter em movimento

Alongamentos

Dança

Ioga

Pilates

Caminhadas

Actividades lúdicas e recreativas

Ginastica geral

Atividades Aquáticas

Coxartrose Bilateral

Na nossa equipa privilegiamos a cirurgia bilateral em simultâneo, para a grande maioria dos pacientes com coxartrose bilateral, sintomática e com indicação cirurgica em ambas as ancas.

A abordagem cirurgica, permite uma recuperação sobreponivel à cirurgia unilateral.

O internamento é de 2 a 4 dias.O paciente cumpre o mesmo plano e programa de reabilitação, saindo do hospital com capacidade de marcha e autonomias, semelhantes ao paciente operado a uma so anca.

 

Na nossa equipa privilegiamos a cirurgia bilateral em simultâneo, para a grande maioria dos pacientes com coxartrose bilateral, sintomática e com indicação cirurgica em ambas as ancas.

A abordagem cirurgica, permite uma recuperação sobreponivel à cirurgia unilateral.

O internamento é de 2 a 4 dias.O paciente cumpre o mesmo plano e programa de reabilitação, saindo do hospital com capacidade de marcha e autonomias, semelhantes ao paciente operado a uma so anca.

Coxartrose / Artrose da Anca em indivíduos jovens

Consideramos artrose da anca em pessoas jovens, quando esta ocorre até aos 55 anos de idade, sendo uma ocorrência relativamente pouco frequente. Nestes pacientes costuma ser secundária a outras patologias, como doenças inflamatórias ou outros problemas de saúde que afetam a articulação, conflito femoro-acetabular, doença displásica da anca ou necrose avascular da cabeça do fémur.

O tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, como evitar atividades que pioram os sintomas, usar calçados adequados, fazer exercícios de fortalecimento e alongamento muscular, alívio da dor com medicamentos, infiltrações e fisioterapia.

Quando as medidas conservadoras não controlam os sintomas e a qualidade de vida está deteriorada pode ser necessária a cirurgia.

Em alguns casos, quando diagnosticados atempadamente, as cirurgias preservadoras, artroscopia da anca ou osteotomias, podem ter indicação no tratamento, com resolução do problema ou controlo de sintomas e retardamento do processo de desgaste articular.

Quando a artrose é acentuada, os sintomas relevantes e a qualidade de vida está comprometida, pode haver indicação para artroplastia total da anca (prótese da anca). O tratamento deve ser adequado ao paciente tendo em conta a longa esperança de vida e a alta demanda que a maioria destes pacientes pretendem, em termos laborais, lazer e desporto.

Nunca é cedo e nunca é tarde para uma prótese da anca. O momento deve ser definido pelo paciente, tendo em conta os sintomas, as limitações e as implicações na sua qualidade de vida.

É importante discutir com o seu médico a condição clínica e determinar o melhor plano de tratamento para o seu caso. Qualquer decisão é um compromisso do paciente com o seu medico e as soluções possíveis.