A Prótese da Anca ou Artroplastia da Anca é a substituição da articulação coxofemoral por um implante ortopédico. Esta cirurgia é uma solução quando o desgaste da cartilagem é relevante, acompanhado de dor significativa e perda de mobilidade. A indicação mais frequente para a cirurgia de substituição é a artrose da anca (Coxartrose).
A Prótese da anca ou Artroplastia da anca, é uma das cirurgias mais gratificantes na cirurgia ortopédica contemporânea. Na atualidade, em Portugal, são efetuadas cerca de 15.000* próteses da anca por ano.
Prótese da Anca
Na Unidade da Anca realizamos 500 próteses da anca anualmente.
Ferguson, R. J., Palmer, A. J., Taylor, A., Porter, M. L., Malchau, H., & Glyn-Jones, S. (2018). Hip replacement. The Lancet, 392(10158), 1662-1671.
Learmonth, I. D., Young, C., & Rorabeck, C. (2007). The operation of the century: total hip replacement. The Lancet, 370(9597), 1508-1519.
Pabinger C, Lothaller H, Portner N, Geissler A. Projections of hip arthroplasty in OECD countries up to 2050. HIP International. 2018;28(5):498-506. doi:10.1177/1120700018757940
*estimativa conservadora com base nos dados publicados de países com número de habitantes similar a Portugal (Chéquia c. 10.708 milhões de habitantes e Suécia c.10.099 milhões de habitantes)
Quando tem dor intensa na anca que não alivia com medicação ou outros tratamentos e que interfere nas suas atividades diárias ou no seu sono, quando tem rigidez na anca que limita o movimento e atividades.
A decisão para a cirurgia de Prótese da Anca é importante, mas uma vez tomada, pode melhorar muita a sua qualidade de vida. O momento para a cirurgia é decidido por si, de acordo com o seu sofrimento e com a perda de qualidade de vida, podendo ser efetuada em qualquer idade.
É um procedimento cirúrgico seguro que ajuda a aliviar a dor, a aumentar a amplitude de movimentos e permite o regresso à maioria das atividades diárias.
As principais razões para esta intervenção são as patologias da anca, causadoras de desgaste articular (artrose da anca) e consequentemente, dor, rigidez, deformidade, encurtamento do membro inferior e claudicação. Os principais motivos que levam uma pessoa a decidir pela cirurgia é a dor e a rigidez.
Gerir o Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.