O que é uma Prótese da Anca?

 Prótese da Anca
Prótese da Anca

A Prótese da Anca ou Artroplastia da Anca é a substituição da articulação coxofemoral por um implante ortopédico.
Esta cirurgia é uma solução quando o desgaste da cartilagem é relevante, acompanhado de dor significativa e perda de mobilidade. A indicação mais frequente para a cirurgia de substituição é a artrose da anca (Coxartrose).

A Prótese da anca ou Artroplastia da anca, é uma das cirurgias mais gratificantes na cirurgia ortopédica contemporânea. Na atualidade, em Portugal, são efetuadas cerca de 15.000* próteses da anca por ano.

Prótese da Anca

Na Unidade da Anca realizamos 500 próteses da anca anualmente.

Ferguson, R. J., Palmer, A. J., Taylor, A., Porter, M. L., Malchau, H., & Glyn-Jones, S. (2018). Hip replacement. The Lancet, 392(10158), 1662-1671.

Learmonth, I. D., Young, C., & Rorabeck, C. (2007). The operation of the century: total hip replacement. The Lancet, 370(9597), 1508-1519.

Pabinger C, Lothaller H, Portner N, Geissler A. Projections of hip arthroplasty in OECD countries up to 2050. HIP International. 2018;28(5):498-506. doi:10.1177/1120700018757940

 

*estimativa conservadora com base nos dados publicados de países com número de habitantes similar a Portugal (Chéquia c. 10.708 milhões de habitantes e Suécia c.10.099 milhões de habitantes)

  • Artrose da Anca / Coxartrose
    Coxartrose ou Artrose da Anca (a mais comum)
  • Artrite Reumatoide
  • Osteonecrose (Necrose Avascular da Cabeça Femoral – NAV)
  • Fratura da Anca

Quando tem dor intensa na anca que não alivia com medicação ou outros tratamentos e que interfere nas suas atividades diárias ou no seu sono, quando tem rigidez na anca que limita o movimento e atividades.

A decisão para a cirurgia de Prótese da Anca é importante, mas uma vez tomada, pode melhorar muita a sua qualidade de vida. O momento para a cirurgia é decidido por si, de acordo com o seu sofrimento e com a perda de qualidade de vida, podendo ser efetuada em qualquer idade.

É um procedimento cirúrgico seguro que ajuda a aliviar a dor, a aumentar a amplitude de movimentos e permite o regresso à maioria das atividades diárias.

As principais razões para esta intervenção são as patologias da anca, causadoras de desgaste articular (artrose da anca) e consequentemente, dor, rigidez, deformidade, encurtamento do membro inferior e claudicação.
Os principais motivos que levam uma pessoa a decidir pela cirurgia é a dor e a rigidez.